Sistemas de energia solar fotovoltaica e seus componentes

Um sistema de energia solar fotovoltaico, também chamado de sistema de energia solar ou, ainda, sistema fotovoltaico, é um sistema capaz de gerar energia elétrica através da radiação solar. Existem dois tipos básicos de sistemas fotovoltaicos: Sistemas Isolados (Off-grid) e Sistemas Conectados à Rede (Grid-tie).Os Sistemas Isolados são utilizados em locais remotos ou onde o custo de se conectar a rede elétrica é elevado. Um sistema fotovoltaico possui quatro componentes básicos:

  • Painéis Solares – Fazem o papel de coração, “bombeando” a energia para o sistema. Podem ser um ou mais painéis e são dimensionados de acordo com a energia necessária. São responsáveis por transformar energia solar em eletricidade.
  • Controladores de Carga – Funcionam como válvulas para o sistema. Servem para evitar sobrecargas ou descargas exageradas na bateria, aumentando sua vida útil e desempenho.
  • Inversores – Cérebro do sistema, são responsáveis por transformar a corrente contínua (CC) das baterias em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC), ou outra tensão desejada. No caso de sistemas conectados, também são responsáveis pela sincronia com a rede elétrica (60Hz).
  • Baterias – Trabalham como pulmões. Armazenam a energia elétrica para que o sistema possa ser utilizado quando não há sol.

Light Steel Framing

O Light Steel Framing é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros sub-sistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação. É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos, racionalizado e otimizando a utilização dos recursos e o gerenciamento das perdas. É customizável permitindo total controle dos gastos já na fase de projeto, além de ser durável e reciclável. Apresenta ótima resistência à incêndio, pois é revestido por placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo.

O sistema Light Steel Framing é uma proposta de construção que alia rapidez com o diferencial competitivo técnico, mercadológico e de negócios. A siderurgia brasileira, juntamente com o apoio do CBCA, vêm trabalhando intensamente no desenvolvimento desse sistema construtivo no país. Podemos citar como exemplo desse esforço a USIMINAS, que buscou, com sua coligada Argentina, SIDERAR, o conhecimento da tecnologia e do desenvolvimento de mercado, além de adquirir expertise nos Estados Unidos e Japão.Outro passo importante na consolidação do Light Steel Framing foi o comprometimento do setor siderúrgico, juntamente, com os demais fabricantes de materiais para o sistema, no desenvolvimento da tecnologia, através do aprimoramento das técnicas construtivas e da aplicação dos materiais para a realidade do mercado brasileiro, além de ações como o desenvolvimento de montadores e o treinamento de mão de obra técnica, arquitetos e engenheiros.

EPS  ( Poliestireno Expandido )

O EPS é um plástico celular rígido, resultado da polimerização do estireno em água. O produto final são pérolas de até 3 milímetros de diâmetro, que se destinam à expansão. No processo de transformação, essas pérolas aumentam em até 50 vezes o seu tamanho original, por meio de vapor, fundindo-se e moldando-se em formas diversas.Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como IsoporⓇ, marca registrada da empresa Knauf.Podemos encontrá-lo em todas as áreas da construção.

Além disso, pode ser visto em obras de engenharia que incluem estruturas grandes, como estradas, pontes, ferrovias, prédios públicos e mesmo pequenas residências familiares.A espuma rígida de EPS é comprovadamente um material isolante. Como plástico composto basicamente por ‘vazios’, contendo ar e fisicamente estável pode suportar variações de temperaturas de -50º a +80º Celsius, sendo assim um material isolante da melhor qualidade, capaz de suportar variações de temperaturas.Tem contribuído para que diversos países, dos mais variados níveis de desenvolvimento, projetem ótimos empreendimentos em termos de economia de energia (eficiência energética).Nas últimas décadas, o EPS vem ganhando posição importante na construção civil, não apenas por sua característica isolante, mas também por sua leveza, resistência, facilidade de manuseio.Resistente, fácil de recortar, leve e durável, é um dos melhores materiais para preenchimento de rebaixos ou vazios necessários a vários processos construtivos, principalmente lajes e painéis pré-fabricados. Essas qualidades ainda permitem que ele seja uma solução para aterros estáveis sobre solos moles.Por suas características, o EPS é ideal para carga leve, isolamento, decoração, construção de estradas, facilitação de drenagem de terrenos e entre outras aplicações.

Casa Container

Os containers são os novos formatos de residência que estão se espalhando em vários lugares do mundo. A casa com container pode ser encontrada em vários modelos desde as mais aconchegantes, luxuosas, sustentáveis, minimalista até as mais despojadas. Esse estilo vai depender da proposta dos moradores e do local onde será inserida.São estruturas metálicas rígidas, porém leves, e são produzidas em formato padrão que oferecem essa flexibilidade de elementos modulares. São fabricadas para serem encaixada uma sobre a outra podendo ser empilhados até 12 unidades.Na execução da fachada você pode usar tintas à base d´água, painéis solares, teto verde, isolante de pet, entre outras aplicações de uma construção sustentável.

Outra vantagem é que sua mão de obra é muito mais barata que a de uma construção convencional e podem ser comprados das empresas de transporte e reforma-los.Pelo fato de serem reutilizados e produzirem menos entulho do que as construções convencionais, os containers têm sido vistos com bons olhos por compradores preocupados com questões de sustentabilidade, mas que não abrem mão de ter uma casa com ares modernos.Os containers têm uma imagem popular por serem usados como banheiros em festas e como barracões de obras, mas com o apelo sustentável, e o aspecto que combina com a moda de decoração no estilo industrial, eles passaram a ser vistos como uma alternativa de moradia moderna.Os containers têm sido usados não apenas como casas convencionais, com sala, dormitórios, banheiros e cozinhas, mas também como uma solução para quem busca apenas um cômodo, como uma cozinha ou uma churrasqueira em uma área externa da casa, ou uma sala de jogos ou de ginástica.

Automação Residencial

O uso racional da energia elétrica entrou de uma vez por todas em, por conta das recentes crises hídricas e energéticas. Mais do que uma questão de economia, atualmente é também uma questão de cidadania e de consciência ecológica, já que os recursos naturais. Uma das grandes ferramentas para a implementação desse uso racional é a automação de iluminação residencial, um setor que dispõe cada vez mais de materiais e tecnologia para colaborar decisivamente nesse processo de utilização racional.
 

A Automação Residencial é um sistema capaz de promover uma autonomia controlável para o ambiente e uma vida sustentável. Com alta tecnologia, promovemos aos usuários a execução de tarefas cotidianas de forma automatizada, garantindo ainda redução no seu consumo de energia.Nosso setor de desenvolvimento estuda cada projeto com o foco real na necessidade do cliente, criando assim ambientes mais cômodos e inteligentes.Todo o sistema de instalação e execução é inteligente e programado para combater o desperdício, como áreas que permaneçam com as luzes acesas sem necessidade. Outra vantagem é poder programar a intensidade da luz de acordo com as características de cada ambiente, diminuindo desta forma o consumo.

A implementação de um sistema de automação irá permitir, além do uso racional da energia, que sejam criados ambientes diferenciados a partir da forma de se iluminar cada cômodo.Com um tablet ou smartphone, tenha o controle total em suas mãos, seja localmente ou remotamente.São muitas as vantagens e benefícios da instalação desse tipo de projeto. Além da economia e do uso consciente da energia, você terá em, sua casa, ambientes exclusivos e ainda por cima, mais tempo para as suas atividades cotidianas.