Pavimentação com Pisos Ecológicos Intertravados
Produto Ecológico: Os produtos à base de cimento podem ser totalmente reciclados e reutilizados na produção de novos materiais. Isto ajuda na preservação de jazidas de calcário e evita a saturação de aterros.
O piso intertravado ou pavimento intertravado é um pavimento flexível cuja estrutura é composta por uma camada base (ou base e sub-base), seguida por camada de revestimento constituída por peças de concreto justapostas sem uma camada de assentamento e cujas juntas entre as peças são preenchidas por material de rejuntamento e o intertravamento do sistema é proporcionado pela contenção. As peças de concreto são Componentes pré-moldados de concreto, utilizados como material de revestimento em pavimento intertravado.O pavimento intertravado é composto por peças de concreto, assentadas sobre camada de areia e travadas entre si por contenção lateral.
O que é o intertravamento?
É a capacidade que os blocos adquirem de resistir a movimentos de deslocamento individual, seja elevertical, horizontal ou de rotação em relação a seus vizinhos. O intertravamento é fundamental para o desempenho e a durabilidade do pavimento. Para que se consiga o intertravamento duas condições são necessárias e indispensáveis: contenção lateral e junta preenchida com areia.
Contenção Lateral: Impede o deslocamento lateral dos blocos da camada de rolamento, promovendo o intertravamento.
Areia de Selagem: Proporciona a transferência de esforços entre os blocos de concreto, permitindo que eles trabalhem juntos, uns com os outros, e suportem as cargas solicitantes.
A calçada de pavimento intertravado para ambientes externos deve levar em consideração os aspectos de uso, tais como: abrasão, tráfego de pedestres, cadeirantes e intempéries.
As principais características desse tipo de pavimento são:
Superfície Anti-Derrapante: O concreto proporciona segurança aos pedestres, mesmo em condições de piso molhado.
Conforto Térmico: A utilização de peças de concreto com pigmentação clara proporciona menor absorção de calor, melhorado o conforto térmico das calçadas.
Liberação ao Tráfego: Imediato, após a compactação final do pavimento.
Resistência e Durabilidade: A elevada resistência do concreto confere grande durabilidade à calçada.
São definidos três tipos básicos de formatos de blocos:
• Tipo 1: Constituído por formas retangulares, apresenta facilidade de produção e colocação em obra, além de facilitar a construção de detalhes nos pavimentos. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura e as suas faces laterais podem ser retas, curvilíneas ou poliédricas.
• Tipo 2: Genericamente, apresenta o formato “I” e somente pode ser montado em fileiras travadas. As suas dimensões são, usualmente, 20 cm de comprimento por 10 cm de largura.
• Tipo 3: É o bloco que, pelo seu peso e tamanho, não pode ser apanhado com uma mão só (suas dimensões são de, pelo menos, 20 x 20 cm).
Alguns exemplos de uso do piso intertravado



Terraplanagem

